domingo, 28 de julho de 2013

Resumo do Filme ‘’Piratas do Vale do Silício’’
O filme relata como surgiram as duas maiores empresas de informática já vistas, e os responsáveis por tamanho sucesso. A história se inicia em Berkeley – Califórnia, no ano de 1971, com dois jovens fascinados por informática, Steve Jobs e Steve Wozniak. Cada um com personalidades bem diferentes: Jobs era meio Hippie, fazia terapias e usava drogas. Wozniak adorava piadas e era muito inteligente.
Fizeram amizade com um rapaz que descobriu que um apito emitia o mesmo som que os equipamentos de longa distância da empresa AT&T. A partir dessa ideia e com algumas modificações, Jobs e Wozniak inventaram a ‘’Caixa Azul’’, instrumento que permitia realizar ligações de graça para qualquer lugar do mundo.
Na Universidade de Harvard, Bill Gates e Paul Allen eram estudantes que adoravam informática e usavam parte de seu tempo jogando pôquer e bebendo cerveja com seus amigos.
Nessa época não havia computadores pessoais, os que existiam eram enormes (conhecidos como Mainframes) e utilizados somente pelas grandes empresas. As pessoas ansiavam por essa tecnologia.
No ano de 1974, uma empresa em Albuquerque lançou o computador ‘’Altair’’, porém ele não possuía linguagem. Foi então que Bill e Paul, através de um contrato com a empresa, inventaram uma linguagem para o Altair: o Sistema Operacional BASIC. Esse fato foi a ‘’centelha’’ para que em 1975, ambos fundassem a empresa Microsoft.
Em 1976, Jobs e Wozniak tiveram a ideia de criar um computador pessoal. Ambos foram ao Clube do Computador realizado em Berkeley, para mostrar o modelo denominado ‘’Apple’’ que eles inventaram. Devido ao sucesso do protótipo, Steve Jobs e Wozniak, juntamente com mais dois jovens, se reúnem numa garagem com o intuito de aprimorar o Apple. Intitulam-se ‘’Apple Computer’’.
Em Albuquerque, no ano de 1977, Bill Gates fundou o primeiro escritório da Microsoft. Ele estava à procura de alguém que possuísse o software que ele precisava, foi então que soube da Apple. No mesmo ano, numa feira de informática em São Francisco, Steve Jobs estava apresentando seu novo modelo, o Apple II. Bill, interessado no computador, foi à feira, mas acabou sendo esnobado por Jobs, o que originou uma disputa tecnológica entre as duas empresas.
As empresas IBM e Xerox, grandes nomes da informática na época, não investiram em computadores pessoais, acreditando que não fariam sucesso. Não demorou muito para mudarem de ideia, pois perceberam a popularização dessa tecnologia e a ascensão de empresas como a Apple Computer, que fechou a década como uma das melhores.
Em 1980, a IBM resolve entrar no ramo de computadores pessoais, com objetivo de criar um modelo que superasse o Apple II. Bill Gates viu uma grande oportunidade para a Microsoft. Ele comprou os direitos de um sistema operacional quase pronto e o aperfeiçoou, denominando-o MS-DOS. Bill oferece a IBM esse sistema através de licenciatura, afirmando que ele faria funcionar os PC’s da empresa.
A Apple estava criando um novo modelo de computador denominado ‘’Lisa’’, nome proveniente da filha de Jobs com Arlene (Ele a abandonou quando estava gravida). Steve não confirma que o nome ‘’Lisa’’ seja mesmo devido à sua filha, apesar de ser óbvio. Esse computador foi o primeiro grande projeto da Apple.
Após um tempo, em um centro de pesquisas, alguns engenheiros criaram o mouse e a interface gráfica (substituindo as fileiras de caracteres). Eles apresentaram as inovações para a empresa Xerox, que não deu muita importância ao invento.
Contra sua vontade, porém sem opção, os engenheiros passaram as informações sobre o mouse e a interface gráfica para a Apple que, a partir de 1984, deu origem ao Macintosh, sendo o computador mais avançado da época.
Bill Gates ao saber do Macintosh decide que deve se unir a Apple, contudo, seu real objetivo era adquirir a tecnologia que ela possuía. Então, Bill e seus amigos resolvem conversar com Steve Jobs, que os esnobou novamente. Porém, Bill sendo ‘’persuasivo’’, mostra a Jobs que ele precisa de algumas tecnologias da Microsoft, e ainda cita a IBM, empresa pela qual Steve tinha desprezo. Devido à ‘’lábia’’ que Bill Gates possuía, Steve Jobs aceitou que a Microsoft trabalhasse para a Apple.
Steve Wozniak havia sofrido um acidente de avião e quando retornou à Apple não acreditava como a empresa e o próprio Steve Jobs tinham mudado. Jobs dividiu a empresa em dois campos: seu novo grupo Macintosh e o resto da companhia – Macintosh x Apple II. Jobs se tornou arrogante, abusivo, exigia longas horas de trabalho e estava partindo a empresa, arruinando-a. Wozniak então abandona a Apple e desfaz sua parceria com Steve Jobs.
Steve percebe que Bill estava roubando suas informações sobre o Macintosh, mas já era tarde demais. Bill Gates, após algumas modificações, cria em 1985 o Sistema Operacional com interface gráfica Windows, um plágio do Macintosh, arruinado a liderança da Apple no mercado da informática.
Três meses após seu aniversario de 30 anos, Steve Jobs é demitido por John Sculley, presidente da Apple.
Em 1997, Jobs retorna à Apple. Nessa época a Microsoft possui parte da Apple Computer, tornando Bill Gates o homem mais rico do mundo.
 
Tradução: ''Moisés, conheça Steve. Ele vai atualizar seus Tablets ...''